Microfones na faixa dos mil reais: Qual você gosta mais?

Comprar o primeiro microfone sempre é uma grande dúvida! Então por isso eu fui atrás de alguns microfones na base dos mil reais pra te ajudar a escolher!

Microfone vintage para gravação

Microfone Condensador

Os microfones condensadores tendem a ser mais caros que os dinâmicos, mas são mais adequados para captar os sons de instrumentos e vocais acústicos devido à sua alta sensibilidade. Com um condensador você é capaz de captar detalhes e sutilezas que um dinâmico (por ser mais duro), não consegue.

Os microfones de condensador usam um par de membranas de metal energizadas, uma fixa (a placa traseira / backplate) e outra móvel (o diafragma), formando um capacitor.

Quando uma onda sonora atinge o diafragma, a distância entre as duas membranas muda, produzindo uma alteração em uma característica elétrica chamada capacitância. É a variação do espaçamento, devido ao movimento do diafragma em relação à placa traseira fixa, que produz o sinal elétrico correspondente ao som captado.

Créditos: MXL Microphones

E para obter um sinal, os microfones condensadores requerem uma corrente elétrica para carregar as placas. A corrente normalmente é fornecida por uma bateria ou é enviada pelo próprio cabo do microfone, que é o que chamamos de Phantom Power, e pode ser facilmente reconhecido pelo botão +48 ou 48V da sua interface de áudio ou pré-amplificador.

Vantagens e Desvantagens

  • Delicado
  • Mais sensível – Resposta rápida ao transiente
  • Mais leve e menor que o dinâmico
  • É possível ter múltiplos padrões polares em um só microfone
  • Requer energia (+48v)
  • Mais propenso a danos por umidade
  • Menor capacidade de SPL (Sound Pressure Level)

Agora que você já sabe como funciona o condensador, confira esse vídeo mostrando 4 modelos de microfones que custam na faixa dos mil reais:

➡️ ➡️ LINK PARA DOWNLOAD DOS ÁUDIOS – Baixe e importe na sua DAW para analisar com calma cada um!

E aqui estão os links pros mics mencionados se te interessar:

Me diga: qual você gostou mais e por quê?

E até a próxima!

Hey! Tá procurando mais dicas sobre gravação e microfonação? Então confira o Livro – Guia de microfonação do Fábio Henriques 🙂

Acredito que você vá gostar também desse post: Faculdade de Produção Musical vale a pena?

Compartilhe:

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *