6 formas de começar a trabalhar com áudio

Você adora áudio e produção musical mas não sabe como trabalhar na área?

Então continue lendo esse artigos, pois separei para você 6 formas de começar a trabalhar com áudio. E a primeira é:

1 – Empresa de locação/Empresa de Sonorização:

Essa opção é ótima para ter contato com técnicos que estão há mais tempo no mercado, pois além da oportunidade de “colocar a mão na massa”, a variedade de eventos com as quais essas empresas trabalham vão fornecer um conhecimento prático gigantesco e muito útil para seu futuro profissional. Pois cada evento tem um problema e uma solução diferente pra resolver e você aprende muito com isso.

2 –  Produtora de audiovisual

Se o áudio voltado para eventos/ao vivo não é a sua praia, uma outra possibilidade é trabalhar numa produtora audiovisual. Nela é possível fazer gravações dos mais diversos tipos como por exemplo esportes, entrevistas, locução etc. além de trabalhar também na pós-produção realizando mixagens, sound design e sonoplastia, sendo também uma chance de futuramente trabalhar com trilhas e games, caso tenha interesse.

3 – Estúdio comercial de grande porte

Em contrapartida, caso a alternativa anterior não seja o tipo de gravação que você procura, há a possibilidade de procurar os trabalhos em estúdio de gravação voltados pra música. A vantagem do estúdio é o contato com os mais diversos gêneros musicais, engenheiros, produtores, além do grande conhecimento acerca de equipamentos e consequentemente toda a vivência que se pode obter estando dentro desses ambientes

Devido à mudança do mercado esse é um emprego mais difícil de se achar nos dias de hoje. O que nos leva a mais uma possibilidade que é a de montar seu próprio Home-Studio.

4 – Home-Studio

Primeiramente para se ter um home studio, você precisa pesquisar e estudar tanto as questões de acústica quanto equipamentos. Uma pesquisa intensa propicia um maior proveito do espaço deixando-o adequado para realizar os trabalhos com áudio, além de garantir um ótimo custo benefício na montagem. A maior vantagem dessa opção, além do conhecimento adquirido dos estudos pra montagem do seu home studio, é conseguir experimentar os equipamentos que você adquiriu, tendo-os a disposição 24 horas por dia.

5 – Trabalhar como assistente de produtores e engenheiros.

Essa é uma outra forma de trabalhar com o áudio sem precisar investir em espaço e equipamentos. Contudo, é também um meio de aprender métodos de trabalhos de produtores e engenheiros profissionais, tendo a possibilidade de observar in loco as microfonações utilizadas, a forma como conduzem gravações ou até mesmo como realizam mixagens.

Mas para essa função é importante ter o domínio dos softwares de gravação (DAW), além da habilidade que foi fundamental para o meu trabalho, que é a edição de áudio, sendo esta a nossa sexta opção:

6 – Edição / Quantização de música

Falarei sobre edição, afinação e como se tornar um editor de áudio no próximo artigo!

Gostou? Quer saber e entender um pouco mais sobre essas opções de trabalho com áudio? Dá uma olhada então no vídeo que eu fiz, lá explico um pouco mais detalhadamente cada um desses tópicos.

Acredito que você vá gostar também desse post: Faculdade de Produção Musical vale a pena?

Quer aprender mais sobre microfones e microfonação? Conheça os livros:
Guia de microfonação (Fábio Henriques)

Microfones (Solón do Vale)

Compartilhe:

2 comentários em “6 formas de começar a trabalhar com áudio”

  1. Pingback: Você está PREPARADO para as OPORTUNIDADES? – Quantize

  2. Pingback: Fazer Faculdade de Produção Musical vale a pena? – Quantize

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *