O melhor curso de Produção Musical! Gratuito e em 30 dias

produção musical no estudio

Eu ando observando o número enorme de pessoas que se intitulam “produtores musicais” ultimamente. É claro que o termo mudou de significado, e hoje está associado mais às pessoas que fazem arranjo e compõem música eletrônica. Antigamente isso não era produzir, mas compor e arranjar. E pensando sobre isso, eu quero propor a você, leitor, um curso gratuito de Produção Musical.

Você sabe o que um produtor musical realmente faz?

Se você não sabe o que fazia um “produtor musical” antes do ano 2000, você precisa desse curso. Entretanto, se sabe e quer ser um produtor nos moldes clássicos, precisa mais ainda.

Produzir música não é ver um monte de vídeos no youtube e sair copiando o que os caras falam/fazem. Produzir não é ter bom gosto e não é ter ideias. Isso todo mundo faz (sem desmerecer a tarefa).

O que é produção musical afinal de contas?

Produção musical é saber o que NÃO fazer. É conseguir extrair o melhor de cada músico e de cada ferramenta, é dar a tarefa certa ao profissional adequado, é saber trabalhar com verba e prazo. E além disso, é saber lidar com os aspectos legais e comerciais. Em resumo, o nome é produtor, porque ele é o responsável pelo “Produto” – que deve ser o melhor possível artisticamente, com a menor verba e no menor prazo.

Quanto ao curso de produção musical gratuito e curto, ele é o seguinte: vá aqui na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone, e ouça um por um com atenção. Entenda o que cada um fez e como fez, procure saber o contexto artístico de cada época. Aprenda ouvindo.

Estudando e escutando 8 horas por dia, você consegue em 30 dias. Sua cultura musical vai “ao infinito e além” , e você vai ter um monte de ideias sobre o que fazer e o que não fazer, porque não é obrigado a concordar. Discordar pode ser o caminho.

Alguém querer viver de produzir música e nunca ter ouvido Pet Sounds, The Dark Side of the Moon, Sgt Peppers e LZ 1 é como tentar aprender inglês lendo cardápio do McDonald’s.

Gosta dos textos do Fábio Henriques? Então você também vai gostar dos livros:
– Guia de microfonação
– Guia de Mixagem Volume 1Volume 2 Volume 3
Saiba mais sobre o autor: www.fabiohenriques.com.br

Confira o curso Compressores Sem Segredos por Fábio Henriques

Acredito que você vá gostar também desse post: Faculdade de Produção Musical vale a pena?

Compartilhe:

2 comentários em “O melhor curso de Produção Musical! Gratuito e em 30 dias”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *