Como ler a Folha de Especificações de um Microfone

Nesse artigo vamos te mostrar o básico para ler uma Folha de Especificações (Spec Sheet) dos microfones, e isso vai te ajudar a conhecer melhor o seu equipamento e tirar o melhor proveito dele! Pode te ajudar até mesmo a analisar algum modelo que deseja comprar.

Vamos aos itens mais comuns disponibilizados pelos fabricantes:

Type – Tipo de microfone

(pode ser encontrado também como transducer type ou element)

Provavelmente essa será a primeira linha da Spec Sheet que você ver, e nela estará qual tipo se trata o microfone em questão, que podem ser:

Condensador, dinâmico ou fita (ribbon)

Existem diferentes tipos de mics para diferentes tipos de usos.

Acoustic Principle – Princípio acústico:

Que podem ser dois tipos:

  1. Pressure Principle/Princípio da pressão = um lado do diafragma do microfone está aberto e o outro está fechado, que é o caso do Omnidirecional
  2. Pressure Gradient Principle ou Princípio gradiente de pressão = os dois lados do diafragma do microfone estão abertos, que são os outros padrões polares.

Polar Pattern – Padrão de Polaridade

Uma característica dos microfones é a direcionalidade, que pode ser expressa com a ajuda de um gráfico polar. Cada círculo representa um nível de dB, geralmente começando com 0 dB no círculo externo.

No gráfico abaixo você pode conferir a sensibilidade do microfone com frequências específicas e de acordo eixo central (0°).

Por exemplo, podemos reparar que 16kHz tem uma perca de cerca de 12dBs a 60 graus do eixo.

É comum nomear a direcionalidade de um microfone por seu padrão polar:

Omnidirecional, Cardióide, Supercardióide e Figura oito.

Frequency Response – Resposta de Frequência (ou frequency range)

Mostra como o microfone reage às frequências graves, médias e agudas…mostra a sensibilidade de acordo com as frequências. E nesse gráfico vc tem os detalhes dos níveis de saída relativos das frequências de som que um microfone é capaz de reproduzir.

Frequency Response do Sennheiser MD421

Self Noise – Ruído Próprio

Pode aparecer também como “equivalent noise level,” ou “noise.” 

O ruído próprio é apenas uma especificação para microfones condensers, pois eles contêm circuitos ativos que, inerentemente, produzem ruído. O ruído próprio é normalmente fornecido em dBA

  • Condensers de diafragma grande tem tipicamente um ruído próprio inferior a 15 dBA
  • Já os de diafragma pequeno geralmente tem mais ruído próprio, geralmente até 20 dBA

Essa é outra maneira de os fabricantes de microfone nos informarem quanto de ruído há em seus microfones. Pra isso, eles medem usando um sinal de 1k a 94dB (1 Pa)

Signal to Noise Ratio (SNR) – Relação Sinal/Ruído

A relação sinal/ruído é medida em dB, e seu padrão é igual à diferença entre o sinal de 94 dB e o ruído do microfone. 

Procure por mics com 74dB pra mais.

Sensitivity – Sensibilidade

A sensibilidade expressa a capacidade do microfone de converter a pressão sonora em voltagem elétrica. É um dos parâmetros mais importantes, pois indica quanta tensão de saída o microfone fornece quando exposto a pressão sonora específica.

As especificações típicas de sensibilidade para condensadores são:

  • 8 to 32 mV/Pa @ 1 kHz
  • -42 to -30 dBV/Pa @ 1 kHz

As especificações típicas de sensibilidade para dinâmicos são:

  • 1 to 4 mV/Pa @ 1 kHz
  • -60 to -48 dBV/Pa @ 1 kHz

Max SPL (Sound Pressure Level) – Nível Máximo de Pressão Sonora

Essa especificação informa sobre o sinal mais alto que o microfone pode trabalhar sem distorcer e sem danificá-lo.

Dynamic Range – Extensão de dinâmica

O extensão de dinâmica de um microfone é a diferença entre seu Max SPL (Nível Máximo de Pressão Sonora) e seu Min SPL (Nível Mínimo de Pressão Sonora).

Em outras palavras, a faixa de SPL que o microfone trabalha de maneira limpa.

Output Impedance – Impedância de Saída

A impedância de saída de um microfone profissional deve ser baixa quando comparada à impedância de entrada do pré-amplificador, geralmente dez vezes menor. Ou seja, quanto menor a impedância, mais “fácil” é para o sinal de áudio viajar da saída do microfone para a entrada a entrada do pré-amp.

O ideal é que seja abaixo de 300 oms

Load Impedance – Impedância da Carga

É a impedância mínima de entrada que o pré amplificador deve ter para que o microfone funcione corretamente e o sinal do microfone seja transferido conforme o esperado.

E o ideal é que a impedância de entrada do pré-amplificador seja dez vezes maior que a impedância de saída do microfone.

Power Requirements – Necessidades de Energia

Microfones ativos (condenser e fita ativo) requerem energia externa para funcionar corretamente, o que conhecemos como phantom power (+48).

Pronto! Com isso você já será capaz de ler e interpretar os itens de uma folha de especificações.

Vamos aproveitar e ler as especificações de 4 microfones diferentes? Confira esse vídeo:

Se você deseja se aprofundar mais no tema, recomendo o Hey! Guia de microfonação do Fábio Henriques 🙂

E se estiver procurando microfone, dê uma olhadinha nesse post: Microfones de Mil reais

Referências:

Guia de microfonação e MyNewMicrophone

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